Terminam dia 4 as inscrições para especialização em edificações públicas em Cascavel e região
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013Ainda há vagas para o curso de especialização em edificações públicas, ofertado a engenheiros e arquitetos da cidade de Cascavel e região, que tenham se formado há três anos ou menos. O curso é uma parceria entre as secretarias de Infraestrutura e Logística, e Ciência e Tecnologia, e as aulas serão dadas pelas universidades estaduais de Ponta Grossa, guia Londrina, Maringá, Unioeste e Unicentro. As aulas práticas acontecerão em obras executadas pela Paraná Edificações. A bolsa-auxílio mensal é de R$ 1.900,00, que será paga por dois anos. O prazo para as inscrições vai até o dia 4 de fevereiro.
O secretário de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná, José Richa Filho, diz que é uma boa oportunidade para os engenheiros e arquitetos que acabaram de se formar. O curso tem duração de dois anos, e segundo o secretário: “É uma pós-graduação de qualidade para conhecer os desafios da engenharia na área pública”. A inscrição é de R$ 100,00 e o boleto pode ser pago até o dia 5.
São 200 vagas para residentes técnicos e mais 100 são destinadas para servidores públicos. O curso abrange cinco polos, atendendo 40 municípios.
A residência técnica é pós-graduação, na forma de especialização lato sensu com duração de dois anos e até 40 horas semanais de atividades. O curso é dividido em aulas práticas e teóricas. As aulas teóricas, na modalidade de educação à distância, serão ministradas por professores das universidades estaduais nas cidades polos de Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.
RESIDÊNCIA TÉCNICA
Na parte prática, os alunos desempenharão atividades técnicas compatíveis com projetos e obras públicas de edificações nas secretarias e órgãos estaduais, sob a orientação e supervisão de profissionais.
Para se inscrever às 200 vagas destinadas a alunos bolsistas, os interessados deverão, a partir de quinta-feira, acessar uepg.br/denge/restec na página da Universidade Estadual de Ponta Grossa, instituição responsável pela seleção dos candidatos.
Cada aluno, no fim do curso, receberá certificados de Especialização em Projetos e Obras Públicas de Edificações e outro de Acervo Técnico do Crea-PR. O curso tem apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, sindicatos da indústria da construção de todo o Estado e de instituições de ensino superior, como a UEPG, UEL, UEM, Unioeste e Unicentro.
MUNICÍPIOS
Os municípios atendidos são Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Ibiporã e Irati. Também serão atendidos Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Loanda, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Piraí do Sul, Piraquara, Pitanga, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.
Fonte: Portal Cascavel