Sanepar comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com atividades em Cascavel e região
quinta-feira, 6 de junho de 2013Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), a Companhia de Saneamento do Estado do Paraná (Sanepar) promove, na cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, ações ligadas à preservação. Serão repassadas informações sobre água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana para os clientes que buscam atendimento na Rua São Paulo e também para os alunos da Escola Francisco Vaz de Lima.
As orientações serão passadas por meio de materiais e filmes relacionados ao Meio Ambiente, à preservação dos recursos naturais, ao consumo consciente e à destinação adequada do lixo, entre outros.
Na quinta-feira (6), às 20h50, um fiscal ambiental da Sanepar vai ministrar uma palestra para alunos do curso de Engenharia Civil da Faculdade Assis Gurgacz (FAG). Ele vai falar sobre saneamento ambiental, tratamento da água e do esgoto, padronização das ligações, prejuízos que a ligação inadequada pode causar aos sistemas de abastecimento e de esgotamento sanitário.
Na sexta-feira (7), pelo menos 400 estudantes da Escola Francisco Vaz de Lima vão assistir à peça do Grupo de Teatro Reciclei e Recicleo. A peça abordará a importância dos serviços na cidade de Cascavel de saneamento para o crescimento da cidade.
Francisco Beltrão
Em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, as atividades começaram na terça-feira (4), com uma reunião na Associação Comercial e Industrial da cidade sobre os procedimentos adequados que devem ser adotados na comercialização de materiais e na execução das ligações domiciliares de esgoto.
Nesta quarta, os alunos da Escola Estadual Leo Flach vão assistir à peça O Gato de Botas e a Fada da Saúde, que vai abordar questões ambientais. A apresentação começa às 9h30.
Pato Branco
Já em Pato Branco, também no sudoeste, as comemorações, em parceria da Sanepar, com a Prefeitura e a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), serão na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, das 9h às 16h, desta quarta. Eles vão orientar a população sobre a obrigatoriedade e a forma adequada da execução da ligação dos imóveis ao sistema de coleta e tratamento do esgoto.
No mesmo espaço, serão divulgadas as ações do Projeto Fundo Azul, em execução na bacia do Rio Pato Branco, manancial de abastecimento da cidade. O projeto contempla a readequação de cerca de 4 km de estradas rurais e o monitoramento da quantidade de sólidos que são arrastados para dentro do manancial. O trabalho tem custo estimado de R$ 158 mil, divididos entre o município, a Sanepar e a UTFPR.
Fonte: G1