Pesquisa de avaliação dos investimentos inicia dia 18 em Cascavel
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013Moradores dos bairros de Cascavel que receberão equipamentos públicos previstos no PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) serão convidados a participar, a partir da próxima semana, de pesquisa de avaliação do projeto. A pesquisa de avaliação dos investimentos é uma exigência do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), como parte do processo de liberação do financiamento de 28,7 milhões de dólares que o Município pleiteia.
A pesquisa foi contratada em 2012 pela Prefeitura de Cascavel, como contrapartida no financiamento. Para isso foi firmado contrato com a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), buscando uma avaliação independente e fundamentada em princípios científicos. Para tanto pesquisadores do LIS (Laboratório de Informações Sociais), do curso na cidade de Cascavel de Ciências Sociais, irão a campo, buscando captar e avaliar o impacto desses investimentos na vida da população de Cascavel.
No período de 18 de fevereiro a 18 de março de 2013, 24 pesquisadores do LIS, devidamente identificados e credenciados para o trabalho, visitarão cinco bairros da cidade, totalizando 320 domicílios por bairro. A pesquisa será realizada entre 9 e 19 horas, em dias úteis e fins de semana.
Serão visitados moradores no entorno dos futuros parques lineares: Santa Cruz – Córrego Bezerra; Interlagos – Córrego Lajeado; Santa Felicidade – Rio Quaty; Parque Morumbi e no já instalado Parque Vitória.
De acordo com o coordenador da pesquisa, o sociólogo Paulo Roberto Azevedo, para garantir a segurança dos entrevistados, os entrevistadores estarão identificados com camisetas, crachás, e portando telefones da coordenação da pesquisa. Diante de qualquer dúvida o entrevistado poderá ligar para esclarecê-la. “Todas as informações prestadas pelos moradores serão guardadas com o mais absoluto sigilo e serão usadas apenas para o propósito desta avaliação e pesquisas científicas”.
Ainda segundo Paulo Azevedo, é importante lembrar que a avaliação de políticas públicas é um instrumento para determinar o bom uso dos recursos que serão aplicados.
Dúvidas em relação à pesquisa podem ser respondidas por meio do número 156. Para falar com a coordenação pode-se entrar em contato pelo telefone: (045) 3379-7105.
Fonte: Prefeitura Municipal de Cascavel