Mutirão contra a dengue reúne centenas de pessoas em Cascavel
quarta-feira, 10 de abril de 2013Pelo menos 500 pessoas se reuniram na manhã de segunda-feira (8) em frente a Catedral Nossa Senhora Aparecida, centro de Cascavel, no oeste do Estado do Paraná, para a abertura de um grande mutirão em defesa ao combate da dengue. A ação, que conta com a participação do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, controle de endemias, prefeitura e Sanepar, continua até hoje (10).
Divididos em nove grupos, mais de 35 caminhões saíram por volta das 9h da manhã e seguiram rumo aos bairros para recolher todo o material que possa ser um possível criadouro do mosquito da dengue. Todo o lixo recolhido será encaminhado ao aterro sanitário da cidade. Os pneus serão recolhidos por uma empresa.
A ação, que também conta com a adesão das igrejas católicas e evangélicas, foi organizada pelos órgãos públicos após o resultado do segundo Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que apontou 7% de infestação. Segundo a secretaria de Saúde na cidade de Cascavel, esse foi o maior registro na história da cidade e que demonstra uma possível epidemia de dengue. A pesquisa foi divulgada no dia 21 de março.
Dia Mundial da Saúde
Na segunda-feira (8) e na terça-feira (9) também estiveram montadas no calçadão da Avenida Brasil, em Cascavel, tendas com ações voltadas à orientações e prevenção de diversas doenças como hipertensão e câncer, além de oferecer exames gratuitos. A ação faz parte do Dia Mundial da Saúde.
Fonte: G1