Infraero vai ministrar curso para formação de bombeiros em Cascavel
segunda-feira, 3 de junho de 2013Instrutores da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) vão ministrar um curso para capacitar 17 guardas patrimoniais. Após o curso, os profissionais devem atuar como bombeiros de aeródromo no Aeroporto Municipal de guia Cascavel, no oeste do Estado do Paraná. A cerimônia de abertura será realizada na segunda-feira (3), no Centro de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos do Município de Cascavel (Ceavel), às 9h.
A capacitação dos servidores foi proposta após a Agência Nacional de Aviação (Anac), determinar uma redução do número de voos da Companhia aérea Azul, única que opera na cidade, pois não haviam bombeiros preparados para trabalhar no combate e prevenção de incêndios.
A categoria do aeroporto foi rebaixada de cinco para três, fazendo com que o número de pousos e decolagens não pudesse passar de 700 por trimestre. A movimentação da Azul era de 800. Com a decisão, o aeroporto também não pode operar com aeronaves de maior porte.
Os cursos na cidade de Cascavel serão realizados na Ceavel, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e a capacitação dos servidores vai até o dia 5 de junho. Como o custo para cada funcionário é de R$ 8 mil, o Município e a Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (Cettrans) vão realizar o curso em parceria. Outra parte do valor será dividido com a Secretaria de Aviação Civil, do Governo Federal.
Fonte: G1