HU de Cascavel tem exame rápido para identificar casos de dengue
sexta-feira, 8 de março de 2013Um novo teste rápido para identificar casos suspeitos de dengue deve apressar a confirmação da doença. O Hospital Universitário de Cascavel, no oeste do Estado do Paraná, começou a fazer os diagnósticos desde o início deste ano, e é patrocinado pelo Ministério da Saúde. O exame ainda está em fase de análise.
De acordo com o farmacêutico Rafael Menolli, enquanto uma amostra de sangue do paciente com suspeita da doença é encaminhada para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), em guia Curitiba, a outra é analisada pelos enfermeiros do Hospital na cidade de Cascavel Universitário. “Quando as amostras são enviadas para o Lacen, [leva] em torno de cinco dias para você ter o resultado. E, aqui, a gente tem liberado o resultado em torno de 5h, 6h, explicou.
A médica da 10ª Regional de Saúde, Lilimar Mori, disse estar preocupada com os crescentes casos de dengue. Este ano, 133 pessoas já tiveram a doença e 496 casos são investigados nos 25 municípios da região. “Além disso, nós estamos observando que a doença está se mostrando diferente. O agente que transmite, que é o mosquito, ele está se adaptando a outras situações. Não é mais uma doença só do verão. (…) Isso é uma guerra, uma batalha que nós temos que continuar enfrentando”, disse.
O que também chama a atenção da médica é que a maioria dos casos aparece em cidades pequenas, onde o número de agentes não é tão grande para fazer o trabalho de conscientização. Em Formosa do Oeste, por exemplo, 52 casos foram confirmados. Em seguida, vem Jesuítas, Capitão Leônidas Marques e Nova Santa Rosa.
Fonte: G1