Atendimentos em postos de saúde caem pela metade em Cascavel
sexta-feira, 8 de março de 2013Após um mês com atendimento reduzido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cascavel, no oeste do Estado do Paraná, levantamento mostra que os atendimentos caíram pela metade. O Conselho Municipal de Saúde analisou o movimento em quatro postos de saúde que antes funcionavam até as 22h, e constataram a redução.
A diminuição do horário de atendimento nas UBS ocorreu após o prefeito Edgar Bueno (PDT), que foi reeleito, anunciar um corte de gastos para conter um rombo nas contas da administração municipal. As horas-extras foram proibidas e a Prefeitura alterou o horário de funcionamento de 23 UBS. Desde o dia 7 de fevereiro elas passaram a funcionar apenas das 7h às 13h.
Além disso, de acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde Antônio Vieira Margins, outro problema enfrentado é o acúmulo de pessoas no mesmo horário e a interrupção de serviços na cidade de Cascavel. “As pessoas que vêm aqui não conseguem o atendimento, consequentemente elas vão voltar no outro dia, e vão voltar no outro dia. A população acaba ficando com aquela angústia sem saber se vai conseguir atendimento no outro dia”, disse.
Segundo o levantamento, na UBS do bairro Santa Cruz, em janeiro, 52 pessoas foram atendidas. Já em fevereiro, diminuiu para 22. No bairro Guarujá passou de 40 para 20. No Cascavel Velho, a variação foi de 110, em janeiro, para apenas 50, em fevereiro.
O Conselho de Saúde também recebeu um documento por escrito em que a Secretaria de Saúde do Município nega o pedido para que os postos de saúde sejam reabertas em horário normal. O secretário de Saúde, Reginaldo Andrade, informou que a prefeitura precisa cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal – por isso, o pedido foi negado.
Fonte: G1