Abordagem de caminhoneiros na Operação Safra começa em Cascavel
quarta-feira, 13 de março de 2013A Operação Safra começou a ser intensificada na região oeste do Estado do Paraná na terça-feira (12) com a abordagem de caminhoneiros por guardas portuários e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação está sendo realizada no km 580 da BR-277, a quatro quilômetros da entrada de Cascavel. O objetivo é evitar filas e outros transtornos para os motoristas de caminhão e usuários das rodovias.
A campanha foi lançada no início de fevereiro e as primeiras ações ocorreram na BR-277, sentido Paranaguá, no litoral do estado. Desde então, o programa passou a ser interiorizado. A intenção é se comunicar com o exportador, com os caminhoneiros e com os operadores portuários.
Os transportadores recebem folderes e orientações sobre as regras para a descarga de grãos no Porto de Paranaguá. Segundo o governo estadual, dos 46.308 caminhões que chegaram ao pátio de triagem para descarregar no corredor de exportações do porto em janeiro e fevereiro de 2013, 30.898 (66%) eram do Paraná. Desses, 24% – o que significa mais de 7,4 mil caminhões – chegaram do oeste do estado.
“O nosso objetivo é informar sobre as novas regras de descarga de grãos no Porto de Paranaguá. Se cada um dos agentes responsáveis pelo escoamento da safra fizer a sua parte, todos ganham”, explicou o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino.
O diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese, disse que as novas rotas de acesso aos terminais de grãos estão entre as principais mudanças na cidade de Cascavel informadas pela Operação Safra. “Foram estabelecidos caminhos alternativos para cada um dos terminais de descarga, uma forma de evitar dificuldades no tráfego dentro de Paranaguá. Além disso, instalamos placas de sinalização para orientar os motoristas e fizemos uma série de adaptações operacionais para fazer a safra fluir”.
Mais informações estão disponíveis no site da Operação Safra, que traz esclarecimentos e facilita o contato direto com a Administração dos Portos do Paraná.
Fonte: G1