Em Cascavel, 35 por cento das crianças foram vacinadas contra a poliomielite
terça-feira, 11 de junho de 2013Mais de 30% das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade foram vacinadas contra a poliomielite no primeiro dia da campanha nacional, no sábado (9), na cidade de Cascavel, no oeste do Estado do Paraná. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10) pela secretaria de Saúde. A meta é vacinar 18.816 crianças na cidade.
Segundo a prefeitura, até agora, a maior procura foi para crianças de seis meses a menores de um ano. Desta faixa etária, 45% receberam a dose da vacina. Crianças com idade entre seis meses e cinco anos são o público-alvo da campanha.
A secretaria de Saúde orienta para que os pais ou responsáveis não deixem de levar os filhos aos postos de saúde na cidade de Cascavel. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Saúde da Família (USF) disponibilizam a vacina. A campanha segue até o dia 21 de junho.
A poliomielite é uma doença altamente infecciosa causada por um vírus chamado poliovírus, que invade o sistema nervoso podendo provocar quadros de paralisia. O vírus entra no organismo pela boca e se multiplica no intestino. Os sintomas da doença são febre, fadiga, dor de cabeça, vômitos, rigidez do pescoço e dores nos membros. Não há tratamento para a poliomielite, somente a prevenção por meio da vacina.
Fonte: G1